Seja-Bem-Vindo ao MANABUS | O seu blog semanal sobre transporte coletivo. Você está ouvindo a Jovem Pan FM. Caso não queira ouvir, desligue o player. Fique ligado no plantão do G1 e do Último Segundo. A qualquer momento terá uma notícia no ar. As notícias sobre o transporte coletivo de Manaus, você vê aqui! Quer crescer também? Anuncie no nosso site e seja visto por muitas pessoas! Envie um E-Mail para: manausmanabus@ymail.com Muito obrigado por visitar o nosso site!

domingo, 28 de junho de 2009

Muita pancadaria e protestos marcaram a votação da emenda que restringe o uso da Meia-Passagem

Fotos: Portal Fiscais do IMTU
Texto: Jerry Araújo. E-Mail: redacaogja@globomail.com
Ontem (27), foi mais um dia que os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deveriam pensar e agir diferente. Mas, não foi o que aconteceu.

? Comente esse assunto. Queremos muito saber de você.

A votação da Emenda à Loman n° 008/09, que restringe o direito ao uso da meia-passagem estudantil e usurpa o uso daqueles que moram à uma distância de 1 km de sua escola, acabou gerando confusões e protestos de toda população manauara.

O presidente da CMM, o vereador Luiz Alberto Carijó (PTB) comemorou o encerramento da votação.

+Veja vídeos com os detalhes da votação

O polêmico projeto da meia-passagem, que tinha sido aprovado em primeiro turno no dia 17, por 26 votos a 8, na votação em segundo turno obteve um placar maior a favor do executivo: foi aprovado em definitivo por 27 votos a 8 – três vereadores não compareceram à sessão extra convocada já no recesso.

+Veja os vereadores que votaram à favor da Emenda

>Amauri Colares (PSC)
>Glória Carrate (PMN)
>Cida Gurgel (PRP)
>Dr. Denis (PTB)
>Dr. Modesto (PT do B)
>Eloi Abreu (PTN)
>Fausto Souza (PRTB)
>Dr. Gomes (PMN)
>Gilmar Nascimento (PSB)
>Henrique Oliveira (PP)
>Homero de Miranda Leão (PHS)
>Isaac Tayah (PTB)
>Leonel Feitosa (PSDB)
>Jeferson Anjos (PV)
>Luiz Alberto Carijó (PTB)
>Marcel Alexandre (PMDB)
>Mario Bastos (PRP)
>Marise Mendes (PTB)
>Massami Miki (PSL)
>Mirtes Sales (PP)
>Mitoso (PV)
>Paulo Nasser (PSC)
>Reizo Castelo Branco (PTB)
>Roberto Sabino (PRTB)
>Vilma Queiroz (PTC)
>Vítor Gomes (PTN)
>Wilker Barreto (PHS)
>Wilton Lira (PTB)

+Veja os vereadores que votaram contra à Emenda

>José Ricardo (PT)
>Ademar Bandeira (PT)
>Marcelo Ramos (PC do B)
>Mário Frota (PDT)
>Hissa Abraão (PPS)
>Elias Emanuel (PSB)
>Eduardo Castelo (PSB)
>Socorro Sampaio (PP)

Pela oposição, o petista José Ricardo e o comunista Marcelo Ramos (PCdoB) conduziram as críticas ao projeto e convocaram os demais colegas a votarem contra o executivo municipal. Ramos pediu "reflexão dos vereadores e que o interesse público seja o agente orientador de cada um". E pediu que os vereadores que votaram contra no primeiro turno confirmassem o seu voto.

A Guarda Civil Metropolitana foi acionada pela CMM.
O líder petista José Ricardo fez um último apelo ao plenário, no sentido de que adiassem a aprovação da emenda, afirmando que "existem formas diferentes de tratar essa matéria, garantir que o estudante tenha a meia passagem como instrumento de acesso à educação, de chegar à escola e a todos os lugares onde ele precise ir". Ele voltou a citar o exemplo de Fortaleza (CE), onde o estudante tem direito a usar livremente a meia passagem e o combate à fraude deve ser rigoroso.

Ainda pela oposição se manifestaram Mário Frota (PDT), lembrando seu passado histórico na luta dos estudantes; Hissa Abrahão (PPS), afirmando que "esse projeto é um projeto que retira direitos, retira a possibilidade dos estudantes irem à escola"; e Ademar Bandeira (PT), dizendo que "não podemos votar favorável apenas com o argumento de que simplesmente é o estudante que frauda". E apresentou a proposta de criação da carteirinha de impressão digital para acabar com as fraudes.

Foram muitas discurssões e divergências, mas que acabaram em nada. O que acabou exaltando os ânimos dos estudantes, que enfrentaram a Guarda Civil Metropolitana.

Os estudantes prometeram voltar ás ruas ainda nesta semana com os grandes protestos em toda cidade. Durante a saída quase houve confronto quando aqueles que estavam na galeria encontraram 'estudantes' apoiadores de Amazonino.

No térreo da prédio da CMM, próximo a porta de saída, André Souza (ex-presidente do DCE da UEA, e atual assessor parlamentar do deputado estadual Angelus Filgueiras) e Rodrigo Guedes (cabo eleitoral de Amazonino na eleição passada), aguardavam a saída dos estudantes que protestavam, a Guarda Municipal teve que interfir para evitar o confronto.

Do lado de fora da Câmara a infatisfação continuou. Os estudantes que protestavam tentaram entrar novamente na Casa e foram impedidos pela Guarda que usaram spray de pimenta para conter os ânimos. Até quem não tinha nada a ver com o protesto também foi atingido. Uma repórter do jornal impresso A Crítica ficou com os olhos lacrimejando e reclamou da ação da tropa.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger