Fonte: Portal da Prefeitura
A diretora presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), Ivete de Barros, entregou na manhã desta sexta-feira, 20, os certificados de conclusão do curso de formação de condutores escolares para 45 motoristas. O curso é o início das medidas adotadas pelo IMTU para acabar com a circulação de veículos irregulares nessa atividade em Manaus.
Há 10 anos as autoridades de trânsito não promoviam o treinamento que é obrigatório para quem faz o transporte de escolares de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei Municipal 1.254, de 1º de julho de 2008.
“Com a formação dessa turma estamos dando início a uma campanha para que todos se regularizem. É importante que os condutores se conscientizem sobre a importância de trabalhar dentro da lei”, orientou Ivete de Barros no momento da entrega dos certificados.
Mesmo com o código sancionado em 1998, somente em 1999 foi promovido um curso em Manaus para os condutores de transporte de estudantes. Além dos 45 formados desta sexta-feira, os 57 motoristas que participaram do treinamento 10 anos atrás receberam atualização sobre as regras de condução escolar em janeiro deste ano. Agora as autoridades de trânsito, via IMTU, passam a oferecer regularmente o curso de formação para condutores de transporte escolar.
Durante o curso de formação, os condutores de transporte escolar aprendem legislação de trânsito, direção defensiva, noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente, convívio social no trânsito e relacionamento interpessoal. “Os motoristas tem a oportunidade de reciclar conhecimentos e com a conquista do certificado trabalhar com segurança e amparado pela lei”, explicou Keily Brasil, chefe do Núcleo de Desenvolvimento Humano do IMTU, coordenadora do curso.
Frota
Atualmente 59 veículos de 38 empresas estão cadastrados no IMTU e autorizados a exercer a atividade dentro da lei. Mas de acordo com o presidente da Associação dos Condutores de Transportes de Escolares de Manaus, César Wainer, muitos motoristas ainda circulam sem a autorização. “Acreditamos que quase mil veículos devem estar transportando estudantes irregularmente. Por isso vamos incentivar que quem estiver interessado na legalidade faça o curso ministrado pelo IMTU. Vamos ser parceiros do instituto para denunciar os clandestinos”, salientou César.
Legalização
Para legalizar a atividade de transporte escolar, o proprietário do veículo deve:
1- Abrir micro-empresa no ramo de transporte escolar;
2- Submeter motorista e auxiliar ao curso de formação oferecido pelo IMTU (as aulas são ministradas no IMTU, no período noturno);
3- Padronizar o veículo utilizado no transporte de crianças com tacógrafo; cinto de segurança em todos os bancos; pintura lateral com faixa escrito 'ESCOLAR' em 40 X 30 cm; exibir o número de autorização do IMTU no rodapé da porte e na traseira do carro;
4- Contratar monitor para cuidar do embarque e desembarque das crianças.
Próximo curso
A Associação os Condutores é responsável pelas inscrições para o próximo curso que começa dia 30 de março. As aulas, com duração de 17 dias, serão ministradas na sala de treinamento do IMTU, no Terminal Rodoviário, bairro de Flores. Será cobrada a taxa de R$ 90 por participante. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3648-3591/8118-5186.
Denúncia
Os pais que tiverem dúvida sobre a legalidade de veículo que transporta escolares devem entrar em contato com o IMTU pelos telefones: 3643 5555 ou 156, informando o número da placa do veículo.
Permitida reprodução deste citada a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário