Seja-Bem-Vindo ao MANABUS | O seu blog semanal sobre transporte coletivo. Você está ouvindo a Jovem Pan FM. Caso não queira ouvir, desligue o player. Fique ligado no plantão do G1 e do Último Segundo. A qualquer momento terá uma notícia no ar. As notícias sobre o transporte coletivo de Manaus, você vê aqui! Quer crescer também? Anuncie no nosso site e seja visto por muitas pessoas! Envie um E-Mail para: manausmanabus@ymail.com Muito obrigado por visitar o nosso site!

sábado, 2 de maio de 2009

Direito de ir e vir mais caro para os estudantes

Fonte: Agência EM TEMPO
Os estudantes tiveram uma surpresa desagradável, no início da manhã de ontem, ao saber que não poderiam pagar a meia-passagem, no ônibus, com o cartão Passa-Fácil, com a entrada em vigor da emenda à Lei Orgânica que estabelece dois créditos diários de meia-passagem, que só podem ser utilizados durante os dias úteis. Sábados, domingos e feriados, apenas quando, comprovadamente, houver aulas. O anúncio foi feito pelas empresas, que desde a noite de quinta-feira afixaram cartazes dentro dos ônibus e nos terminais de passageiros.

Diante da supresa dos estudantes, os cobradores dos ônibus mostravam para eles o cartaz com o aviso de que não seria mais aceita a meia-passagem no feriado. A reação de muitos foi reclamar, principalmente porque se não tinham R$ 2 para pagar a passagem integral.

O estudante Railson Lima de Araújo, 20, foi uma das pessoas que, ontem, tentou usar o transporte coletivo, mas não pôde pagar apenas meia-passagem. “Eu tentei pagar com a carteirinha de estudante, mas a cobradora não deixou. O meu colega pagou a minha passagem porque eu só tinha R$ 1. Eu não gostei disso porque complicou tudo para mim hoje”, afirmou.

A estudante Mônica Lira, 24, reclamou da prática dessa lei. “Eu acho que eles deveriam ter divulgado isso por mais tempo. Estipular um prazo maior antes da lei começar a vigorar porque assim nós podíamos nos preparar. Acompanhamos o assunto pelo que a imprensa divulgava, mas eu acho que deveriam ter demorado mais tempo e não mudar tudo de um dia para o outro. Todo mundo reclamou disso hoje (ontem) no ônibus”, acrescentou.

O estudante Maycon Douglas de Souza, 13, estava no terminal da avenida Constantino Nery com o irmão de 10 anos. Os dois tiveram que pagar R$ 4 de passagem. “Eu fiquei muito chateado porque a cobradora só fez mostrar o cartaz e nós tivemos que pagar. Não sei como será a volta para casa porque eu já gastei todo o meu dinheiro. Vou pedir emprestado de alguém”, afirmou.

O estudante Ivandro Leal, 19, também foi um dos prejudicados. “Fui impedido de pagar com a carteirinha. Eu nem sabia que essa lei já ia valer. Estou preocupado com os próximos dias”, disse.

O único caso diferente foi o da dona de casa Maria Luiza Viana, 41. Para pagar a passagem do filho de 10 anos ela usou a carteirinha de estudante. “Foi tudo normal. Eu saí de casa no ônibus 320, que é da União da Vitória. A cobradora deixava todo mundo pagar com carteirinha e ninguém viu nenhum cartaz sobre isso. Quando cheguei aqui no terminal da Constantino Nery foi que eu ouvi os comentários de outras pessoas”, argumentou. O motorista de ônibus Jean Chaves disse que a orientação da empresa foi de informar os alunos e impedir pagamento com Passa-Fácil. “Nós estamos avisando, mas todo mundo está reclamando. Isso está na lei e não podemos fazer nada”, enfatizou.

A mudança é a aplicação rápida da determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a liminar do Tribunal de Justiça do Estado (TJAM), que suspendia a redução da meia-passagem de 120 para 44 créditos mensais.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger