Seja-Bem-Vindo ao MANABUS | O seu blog semanal sobre transporte coletivo. Você está ouvindo a Jovem Pan FM. Caso não queira ouvir, desligue o player. Fique ligado no plantão do G1 e do Último Segundo. A qualquer momento terá uma notícia no ar. As notícias sobre o transporte coletivo de Manaus, você vê aqui! Quer crescer também? Anuncie no nosso site e seja visto por muitas pessoas! Envie um E-Mail para: manausmanabus@ymail.com Muito obrigado por visitar o nosso site!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Placas com horários de linhas abandonadas na cidade

Fonte e Foto: Fiscais do IMTU
A idéia original não era ruim: o ex-presidente do IMTU, Marcelo Ramos, colocou placas com os quadros de horários em alguns
Terminais de Bairros, em julho de 2007. O objetivo era que os usuários cobrassem das empresas a regularidade dos horários e, de certa forma, também pressioná-las a oferecer um melhor serviço a população. Os bairros Armando Mendes, Betânia e o Campus Universitário da UFAM foram alguns terminais contemplados.

Se por um lado as palcas era uma arma de reinvidicação dos usuários, para os operadores era um transtorno. Os administradores de linhas (também conhecidos como "despachantes") não tinham como cumprir o quadro em horários de pico ou se algum ônibus sofresse pane mecânica.

Depois de um tempo as placas foram alvos de pedredação pelos usuários ou mesmo pelos operadores (motoristas e cobradores). Não houve consertos ou substituição. Hoje elas são lembranças de uma boa idéia que, na prática, foi impraticável.

A experiência nos ensina que não adianta cobrar melhoria do transporte sem oferecer as condições necessárias para sua execução. Devemos ter um trânsito que favoreça o tráfego de ônibus coletivos. Cobrar das empresas manutenção preventiva de seus veículos também é necessário. Mas acredito que deve haver, acima de tudo, maior diálogo entre os gestores do transporte e os usuários.

Veja aqui a matéria que fizemos sobre a instalação das placas no Armando Mendes em 2007.

Permitida reprodução deste citada a fonte.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger