Seja-Bem-Vindo ao MANABUS | O seu blog semanal sobre transporte coletivo. Você está ouvindo a Jovem Pan FM. Caso não queira ouvir, desligue o player. Fique ligado no plantão do G1 e do Último Segundo. A qualquer momento terá uma notícia no ar. As notícias sobre o transporte coletivo de Manaus, você vê aqui! Quer crescer também? Anuncie no nosso site e seja visto por muitas pessoas! Envie um E-Mail para: manausmanabus@ymail.com Muito obrigado por visitar o nosso site!

domingo, 24 de maio de 2009

Saiba tudo sobre as obras do complexo Elphigênio Salles e soluções para escapar de congestionamentos na zona Centro-Sul

De: Redação. E-Mail: manausmanabus@ymail.com, com informações da SEMCOM
Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Básicos e Habitação (SEMOSBH), juntamente com o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (IMTT), anunciou nesta última quinta-feira (21), as mudanças que ocorrerão no trânsito de veículos e pedestres no entorno do Complexo Viário Ephigênio Salles, mais precisamente na passagem de nível da avenida Umberto Calderaro (antiga rua Paraíba).

As intervenções vão ser feitas a partir do próximo dia 31, porém desde o dia 18 a Prefeitura vem realizando a preparação de áreas relacionadas ao espaço da obra, como a retirada de canteiros centrais, a diminuição e retirada de calçadas, entre outros serviços, incluindo a instalação e reposicionamento de semáforos e, ainda, a inversão do fluxo de veículos de algumas vias.

Durante entrevista coletiva na sede da SEMOSBH, o secretário Américo Gorayeb Jr. afirmou compromisso com a população de Manaus para a construção da passagem em desnível na antiga rua Paraíba, considerando os benefícios que a obra vai trazer para a cidade.

Para evitar transtornos no trânsito com o início das obras da passagem de desnível da antiga rua Paraíba, que será interditada no trecho em que encontra a Ephigênio Salles e a Darcy Vargas, a Prefeitura de Manaus planejou a criação de rotas alternativas, de longo alcance, para os motoristas. São cinco rotas e desvios que podem ser utilizados pelo motorista para se chegar aos locais de destino sem ter que passar pelo local onde a Prefeitura estará trabalhando para melhorar o trânsito da cidade.

O objetivo dessas intervenções é minimizar os transtornos ao trânsito da cidade. O trânsito será interrompido para os veículos que antes desciam a via no sentido do Parque Dez cruzando a Ephigênio Salles. Para os que vinham pela via Ephigênio Salles cruzando a antiga Paraíba, tanto no sentido da Bola do Coroado quanto no sentido do Amazonas Shopping, o trânsito se tornará lento por conta da redução do número de faixas na pista.

O Complexo Viário Ephigênio Salles é formado pelo Viaduto Miguel Arraes, localizado no cruzamento das avenidas Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife) e Darcy Vargas, e será concluído com a construção do viaduto da Bola do Coroado, na Zona Leste, e da passagem em desnível no cruzamento da Ephigênio Salles com a antiga Paraíba.

A obra deve melhorar o trânsito naquela área da cidade, onde o fluxo de veículos é grande por ser o principal acesso aos bairros da zona Leste, no caso da Bola do Coroado, e bairros das zonas Centro-Sul e Norte, caso da antiga Paraíba.

A SEMOSBH vai fazer a retirada, ajuste e adequação de calçadas e canteiros centrais e o asfaltamento desses locais. Ao IMTT cabem os serviços de instalação e reposicionamento de semáforos, a sinalização de vias, orientando os novos sentidos de algumas delas, a retirada de tabajaras e a proibição de tráfego de veículos como carretas, que será realizado em trecho da rua Maceió, na zona Centro-Sul.

O representante do IMTT, Paulo Henrique, afirmou que será feito o possível para que a obra cause o menor transtorno possível à população durante as obras. Para isso foram criadas vias alternativas e feitas as adequações necessárias.

>>Serviços para viabilizar mudanças

Implantação de desvio em trecho da rua Maceió, no encontro com a avenida Darcy Vargas, no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul. A Semosbh realizará a retirada de parte da calçada para possibilitar ao motorista que vem pela Maceió, no sentido centro/bairro, seguir adiante pela via, passar por debaixo do viaduto Miguel Arraes e alcançar a avenida Mário Ypiranga Monteiro, antiga rua Recife, podendo seguir por esta via, na direção da rotatória do Eldorado ou mesmo dobrar na rua Grande Otelo, antiga rua da Penetração, que terá sentido modificado, no sentido do CSU do Parque Dez.

Rua Via Láctea, no encontro com a avenida Ephigênio Salles. A Semosbh realiza no local ajuste de canteiro central da Ephigênio Salles, para facilitar o acesso a esta via pelo motorista que vier pela rua Via Láctea, a principal do conjunto Morada do Sol, que terá sentido único, a partir da rua Edward Costa (antiga rua 8), até a Ephigênio Salles. O acesso à Via Láctea pelo motorista que vem pela Ephigênio Salles será feito pela rua Santa Helena, que fica antes da Via Láctea, para quem vem da Ephigênio Salles, passando por um trecho da Edward Costa.

O IMTT vai retirar os tabajaras que estão localizados na avenida Darcy Vargas, no trecho em frente a Escola de Tecnologia da UEA (antiga UTAM) e implantará no local um semáforo, além de fazer a sinalização horizontal e vertical da área para que o motorista que vier pela Darcy Vargas, no sentido do viaduto Miguel Arraes, possa dobrar na rua Uruguai, do conjunto Eldorado, que passa ao lado daquela praça onde ficam localizados os bares Galvez e Altas Horas.

A Semosbh realizará uma adequação de calçada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba), no encontro desta via com o Passeio do Mindu, para possibilitar que o motorista que vier pela antiga Recife, possa dobrar no Passeio do Míndu, no sentido Recife/Paraíba.

O IMTT fará a retirada do semáforo que existe atualmente no encontro das ruas Carlota Joaquina e rua 6, nas proximidades do Posto Marreiros e da Academia Top Life que fica nos altos da Drogaria Carvalho, onde há ainda a agência do Banco do Brasil. A SEMOSBH fará o complemento do canteiro central já existente na via. Com a mudança, o motorista que vem pela rua 6, onde fica o colégio Ceima, não poderá mais seguir adiante no sentido da rotatória do Eldorado.

O IMTT fará a retirada de tabajaras existentes hoje na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife) e fará a reposição da sinalização na rua Grande Otelo (antiga rua da Penetração) para inverter o sentido da via, que antes descia do CSU do Parque Dez no sentido da antiga Recife e agora subirá pela referida, da antiga Recife, no sentido do CSU.

IMTT fará a sinalização da rua Guilherme Paraense, no encontro com a avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba), para orientar o motorista que pode ter acesso a Ephigênio Salles por dentro do conjunto Adrianópolis, utilizando a Guilherme Paraense para alcançar a rua Edward Costa (antiga rua 8 do conjunto Adrianópolis), até chegar a Via Láctea e a Ephigênio Salles.

IMTT fará a mudança de semáforo e a revisão da sinalização na rua Maceió, no encontro da via com a rua João Valério. A nova sinalização não permitirá mais que o motorista que vier sentido centro-bairro pela Maceió dobre na João Valério. Este deverá seguir na Maceió no sentido rotatória Fundação Dr.Thomas e fazer o retorno para chegar até a rua João Valério.

O IMTT fará sinalização na rua Maceió indicando a proibição do tráfego de carretas naquela via.

>>Desvio de Tráfego e Rotas de Longo Alcance

Para evitar transtornos no trânsito com o início das obras da passagem de nível da avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba), que será interditada no trecho em que encontra a Ephigênio Salles e Darcy Vargas, a Prefeitura de Manaus planejou a criação de rotas alternativas, de longo alcance, para os motoristas. A antiga Paraíba é uma das vias mais utilizadas pelos motoristas que saem da Zona Sul da cidade e buscam as Zonas Centro-Sul, Centro-Oeste e Norte. São, cinco rotas e desvio que podem ser utilizados pelo motorista para se chegar a seus locais de destino, sem ter que passar pelo local onde a Prefeitura estará trabalhando para melhorar o trânsito da cidade.

+Rota 1

Mudança de fluxo na marginal do Passeio do Mindu, no sentido Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife)/ Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba)

A Prefeitura de Manaus vai realizar mudança de fluxo na marginal do Passeio do Mindu, que antes funcionava no sentido Jornalista Umberto Calderaro Filho (antiga rua Paraíba)/ Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife) e a partir do dia 31 passa a funcionar no sentido contrário. Isso ocorre para que o motorista que vier pela avenida Maceió possa fazer uma conversão na marginal do Passeio do Mindu, e acessar a antiga rua Paraíba e assim, ao bairro do Parque Dez. Ao chegar ao bairro, o motorista pode ter acesso, pelo Parque das Laranjeiras, à Zona Norte e, cortando o bairro pela rua Carlota Joaquina, chegar até a bola do Eldorado, onde poderá, tanto chegar até a avenida Torquato Tapajós, quanto seguir até a avenida Djalma Batista e chegar a zona Centro-Oeste.

+Rota 2

Mudança de fluxo da avenida Grande Otelo sentido Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife) – CSU do Parque Dez, outra mudança de fluxo de veículos será realizada no Parque Dez, desta vez na avenida Grande Otelo, que antes funcionava no sentido CSU/Mário Ypiranga Monteiro e agora passará a funcionar no sentido contrário.A via será uma segunda alternativa para que o motorista possa ter acesso ao Parque Dez e de lá seguir para a zona Norte, pelo bairro Parque das Laranjeiras, e seguir até a bola do Eldorado, e chegar a Torquato Tapajós e a Djalma Batista, cortando o conjunto Eldorado.

+Rota 3

Desvio da antiga Paraíba pelo conjunto Adrianópolis – Rua Guilherme Paraense – Rua Edward Costa (antiga rua 8) – Rua Via Láctea – Ephigênio Salles

O trânsito será interrompido na antiga rua Paraíba para os motoristas que antes desciam a via em direção ao Parque Dez e cruzavam a Ephigênio Salles. Para isso, a Prefeitura sinalizará o local no sentido de guiar o motorista a fazer uma conversão à direita na rua Guilherme Paraense, entrando no conjunto Adrianópolis, seguindo até a rua Edward Costa (antiga rua 8), por onde o condutor terá acesso a rua Via Láctea, a principal do conjunto Morada do Sol, no Aleixo. Ao chegar até a Via Láctea, o motorista poderá realizar uma conversão à esquerda e retornar a Ephigênio Salles, para seguir, tanto no sentido da Bola do Coroado, como no sentido do Parque Dez ou mesmo no sentido do Amazonas Shopping, sendo que, neste caso, o trânsito estará mais lento por conta da interrupção de uma das faixas da pista. No encontro da Via Láctea com a Ephigênio Salles, o IMTT instalará um semáforo.

+Rota 4

Desvio da Av. Darcy Vargas, em frente a Escola de Tecnologia da UEA (antiga UTAM), entrando pelo conjunto Eldorado, até a avenida Rio Negro – Bola do Eldorado

O IMTT vai retirar os tabajaras existentes na avenida Darcy Vargas, no trecho em frente a Escola de Tecnologia da UEA (antiga UTAM), para que o motorista que descer a Darcy Vargas, no sentido Amazonas Shopping/Eldorado, possa realizar a conversão à esquerda e adentrar o conjunto Eldorado, para chegar até a avenida Rio Negro e, por ali, alcançar a Bola do Eldorado, na antiga Recife e, assim, chegar ao Parque Dez. Para viabilizar a conversão à esquerda, o IMTT instala na frente da antiga Utam, um semáforo.

+Rota 5

Alternativa para chegar ate a avenida Torquato Tapajós, com a conexão entre a avenida Maceió e a Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), sob o viaduto Miguel Arraes

A Semosbh já trabalha embaixo do viaduto Miguel Arraes para a retirada de uma calçada no sentido de ligar a avenida Maceió a Mário Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife), no sentido Centro/bairro, por debaixo do viaduto. No local, o IMTT instalará um semáforo, para possibilitar que o motorista que vier pela Maceió cruze a Darcy Vargas e alcance antiga Recife e possa chegar até a Torquato Tapajós ou, ainda, seguir, pela bola do Eldorado, até a avenida Djalma Batista e alcançar bairros das zonas Centro-Oeste e Centro-Sul.

>>Alteração nos itinerários dos ônibus

Vinte e uma linhas de ônibus terão o itinerário alterado em conseqüência de desvios de transito que devem ser feitos nas vias próximas à construção da passagem de nível na avenida Jornalista Umberto Calderaro (antiga rua Paraíba), a partir do dia 31. O Instituto Municipal de Transito e Transporte (IMTT) traçou alternativas de tráfego para não provocar transtornos aos usuários que utilizam o transporte coletivo naquela área.

No sentido Centro/bairro, as linhas afetadas com a obra são: 002, 118, 128, 304, 328, 329, 351, 403, 409, 414, 423, 442, 446, 451,550, 671. No sentido bairro/Centro, as linhas com itinerário alterado são 001, 505, 507, 100, 605.

>>No sentido bairro

As linhas que descem a avenida Jornalista Umberto Calderaro em direção ao bairro Parque Dez, deverão entrar à direita na rua Guilherme Paraense, de acesso ao conjunto Adrianópolis, no bairro de mesmo nome, na zona Centro-Sul, antes de chegar à avenida Efigênio Sales (antiga V8). Dentro do Adrianópolis, os coletivos seguem até a avenida Via Láctea, a principal do conjunto Morada do Sol, no Aleixo, Zona Sul. Essa rua dá acesso à avenida Efigênio Sales, onde os motoristas deverão dobrar à esquerda, seguir adiante até alcançar novamente a Umberto Calderaro. Somente a linha 671, com destino ao Aleixo, dobra à direita, em direção a rotatória do Coroado.

A partir da avenida Umberto Calderaro Filho, as linhas 100, 002, 304, 351, 423, 451, 329, 446, 442 e 409, descem toda essa via e dobram à direita na rua Grande Otelo em direção à rotatória do Mindu. Já as linhas 414, 118, 328, 550 e 128, no sentido Centro/bairro, seguirão em frente pela Efigênio Sales e dobrarão à direita na avenida Mario Ypiranga Monteiro (antiga rua Recife), seguindo em frente ou fazendo a conversão à direita na rua Grande Otelo, em direção à rotatória do Mindu.

A linha 001 que trafegava pela rua Carlota Joaquina no sentido Alvorada/Coroado, passará a trafegar pela Rua 6 e seguirá em frente até alcançar a rotatória do Mindu, seguindo o itinerário normal.

>>Indo para o Centro

No sentido bairro/Centro, as linhas 505, 507 e 605 deverão fazer o seguinte itinerário: seguir pela avenida Mario Ypiranga Monteiro e fazer a conversão no viaduto Miguel Arraes em direção ao centro da cidade.

O IMTT está fazendo um estudo técnico para reposicionar as paradas de ônibus dentro desses desvios para atender às necessidades dos usuários das linhas atingidas com as mudanças de trânsito.

Centro/ou T2/Bairro

Linha

Bairros


002

Interbairros II


118

Sto. Agost/Vila da Prata


128

Alvorada/Sto. Agost


304

Manôa


328

Cj. João Paulo II


329

Pq 10/Cm. Vitória Régia


351

Pq. 10/T3


403

Bairro da União


409

Cj. Jardim Primavera


414

T3/Cj. Canaranas


422

Centro/Osw. Américo


423

T3/Amazonino Mendes


446

T3/Nova Cidade


Bairro/ou T2/Centro

001

Interbairros I


100

Pq 10/T1/S. Raimundo


505

Elphigênio Salles/T2/Centro


507

Adrianopólis/T2/Centro


605

São Francisco/T2/Centro


Permitida reprodução deste citada a fonte.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger