de Portal Amazônia
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran/AM) realiza neste fim de semana uma nova mega operação para fiscalizar o cumprimento da Lei Seca, que proíbe o motorista de dirigir após ter tomado bebida alcoólica.
A Diretora Presidente do Detran/AM, Mônica Melo, informa que o órgão vai atuar na fiscalização com profissionais da Companhia de Trânsito (Ciatran) e do Núcleo de Operações de Trânsito (NEOT). Para ampliar ainda mais o alcance da ação, o Detran firmou parceria com as polícias Civil e Militar, na abordagem aos condutores. Ao todo, estarão envolvidos 150 policiais e agentes de trânsito.
Mônica Melo ressalta que as fiscalizações regulares prosseguem na cidade, durante todos os dias da semana.
Os últimos dados computados pelo Detran/AM, em relação ao número de acidentes com vítimas fatais em Manaus, apontam a redução de aproximadamente 70%, comparando o mês de junho de dois anos atrás.
Em 2007 foram 22 acidentes com mortes e, este ano, foram sete, conforme dados parciais de junho/2008. Houve uma redução de 63% no número de acidentes, de 20 de junho a 21 de julho de 2008, em relação ao mesmo período em 2007. No caso de acidentes com vítimas lesionadas a redução é de 30%.
Tolerância zero
A nova Lei 11.705 altera a Lei 9.503 de 23/09/97, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O motorista que ingerir bebida alcoólica, agora, pagará multa de R$ 957,70, perderá o direito de dirigir por um ano, terá o carro apreendido e será encaminhado ao Departamento de Polícia.
Só poderá ser liberado após pagamento de fiança e o valor será definido pelo delegado de polícia. Como perde o direito de dirigir por um ano, pode ter a carteira cassada, se não cumprir esse prazo, mesmo que não tenha cometido nenhuma infração.
Antes da “Lei Seca”, o CTB tolerava a ingestão de até seis decigramas de álcool por litro de sangue (o equivalente a dois copos de cerveja). Agora, só é permitido 0,2 decigramas.
Permitida reprodução deste citada a fonte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário